segunda-feira, 23 de abril de 2012

TEMPO PASCAL


Estamos vivendo o Tempo Pascal, o tempo mais forte de todo o ano litúrgico.
Terminado o tempo da Quaresma, pelos quais nos preparamos para a celebração da Ressurreição do Senhor, entramos neste tempo que é de alegria e exultação pela nova vida que o Senhor nos conquistou pagando, com sua entrega na cruz, o alto preço de nosso resgate.
De acordo com as Normas Universais do Ano Litúrgico (NALC), esse tempo compreende os cinquenta dias, vividos e celebrados como um só dia: "os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes devem ser celebrados com alegria e júbilo, como se tratasse de um só e único dia festivo, como um grande domingo”. É o tempo da alegria e da exultação. São dias de Páscoa e não pós Páscoa.
Nesse período celebra-se a Ascensão do Senhor e conclui-se com a vinda do Espírito Santo em Pentecostes.
O Círio Pascal é o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. A palavra "círio" vem do latim  "cereus", de cera. O produto das abelhas. É aceso na  vigília Pascal como símbolo de Cristo - Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro enfeitado.
O Círio Pascal ficará acesso em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes.
Nas celebrações deste tempo, como em todas as celebrações da Igreja Católica, tudo converge para o Cristo vitorioso, Ressuscitado. Ele está presente na Palavra de Deus que é proclamada. Ele está presente na Eucaristia na qual se deixa reconhecer ao partir o pão. Essa presença alimenta a missão dos cristãos no mundo diante dos desafios enfrentados.
Para nós cristãos, a vida deve ser uma caminhada pascal, que faz o Reino de Deus acontecer. 
Que a nossa espiritualidade seja realmente - e sempre mais - espiritualidade pascal!