domingo, 27 de janeiro de 2013

EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO


As Equipes de Nossa Senhora são um meio privilegiado  de vivência conjugal, por isso  está pautada na experiência de oração de cada casal equipista, pois a oração é o elemento essencial na vida de cada cristão, “é o diálogo pessoal do indivíduo e da comunidade com Deus” (Papa João Paulo II).
Logo que entramos nas Equipes de Nossa Senhora percebemos que os Pontos Concretos de Esforço nos ajudariam a fortalecer  a nossa espiritualidade conjugal. Já fazíamos a oração diária, de forma individual, e com a introdução dos PCE percebemos que poderíamos aliar o que já fazíamos com essa nova maneira de oração proposta pelas Equipes. Foi então, que procuramos fazer essa oração matinal agregando os três PCE: Escuta da Palavra, Meditação e Oração Conjugal.
Queremos, como casal, partilhar essa experiência que as  Equipes de Nossa Senhora nos proporcionaram:  a descoberta de rezarmos juntos, e lá se vão quase vinte anos.
Ao despertar de um novo dia agradecemos a Deus mais um dia que ganhamos para viver. Não só agradecer, mas pedir perdão por nossos deslizes e também para louvar o Senhor que é o caminho, a verdade e a vida.
Como sabemos que apesar dos nossos esforços sempre estamos sujeitos a errar, iniciamos nossa oração matinal com o pedido de perdão: confesso a Deus Todo Poderoso e a vós irmãos que pequei muitas vezes, por pensamentos, palavras e obras, ...
Crendo na misericórdia do Senhor  e no nosso esforço para diminuir as nossas quedas invocamos o Espírito Santo para que nos ajude e nos anime, nos dê força, coragem e inteligência para vivermos esse dia e todos os dias de nossas vidas com muita alegria, com muito amor e com muita paz no coração, e que tudo que fizermos hoje e sempre seja para o engrandecimento do reino de Deus.
Pedimos  ao Espírito Santo para iluminar nossas vidas, cuidar dos  nossos pensamentos , organizar nossa maneira de ser, de agir e de pensar, sempre direcionado ao Evangelho e nos defenda e nos livre de todos os perigos, de todos os males e de todas as tentações, pedindo especialmente pelos nossos filhos, demais membros de nossas famílias, pelos casais equipistas, assim como por todas as pessoas do mundo, pois afinal somos filhos de Deus e necessitamos, permanentemente do seu amor e da sua misericórdia.
Perdoados e iluminados pela luz do Espírito Santo fazemos a leitura do evangelho que a liturgia diária nos propõe, em seguida fazemos a meditação da Palavra de Deus trazendo para nossas vidas e buscamos desse Evangelho uma mensagem que nos ajudará a vivenciarmos o amor de Deus nesse dia.
Certos de que temos um caminho delineado para viver mais um dia pedimos a intercessão de Nossa Senhora junto a seu filho amado para proteger e animar todas as famílias do mundo dando-nos a paz e a unidade e que sejamos cada vez mais humildes e caridosos uns para com os outros, dentro e fora dos nossos lares.
Encerramos nossa oração matinal rezando o Magnificat, ponto de unidade do Movimento, pois o Poderoso fez em nós maravilhas e santo é o seu nome.
 Eunice e Lúcio
Equipe 10 – C –Nossa Senhora de Belém
Belém-PA- Região Norte II
publicado na Carta Mensal - 468 - dezembro/2012 - pgs 30/31